TwitterFacebook

Arroio do Silva

Histórico

A colonização foi iniciada por imigrantes e descendentes de açorianos, italianos e alemães, que se instalaram no Arroio do Silva na segunda metade do século XIX. Após a emancipação dos distritos que compunham a região, predominou a influência açoriana, embora tenham sido preservados aspectos culturais das demais etnias.

Já com um considerável número de moradores, alguns comerciantes e hotéis, no dia 20 de Setembro de 1988 foi transformado em distrito, através da Lei Municipal nº 1.128, assinada pelo então Prefeito Municipal de Araranguá, Sr. Manoel Mota. A partir deste momento, o local passou a ser chamado oficialmente de Arroio do Silva.

A história política do então distrito passa a ser contada oficialmente em Abril de 1995, quando foi credenciada junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado a Comissão Pró-Emancipação de Arroio do Silva. A comissão composta por quatorze moradores iniciou o trabalho para formar o processo que culminaria com a realização de plebiscito em Dezembro de 1995.

Após a aprovação da comunidade votando pelo "sim", no dia 29 de Dezembro de 1995 a maioria dos Deputados Estaduais aprovou a lei nº 10.055, que emancipou o então distrito Arroio do Silva. A referida lei foi sancionada pelo Governador do Estado Paulo Afonso Evangelista Vieira.

A partir deste marco histórico, Arroio do Silva foi desmembrado de Araranguá, passando a ser município e a chamar-se oficialmente pelo nome de "Balneário Arroio do Silva".
 

Galeria de fotos

Curiosidades

Maior corrida de caminhões a beira mar do mundo
Uma grande festa dos caminhoneiros de todo país, que reune cerca de 150 mil pessoas
Arrancada de Caminhões envolve competidores de diversos Estados que curtem adrenalina, velocidade e pegas alucinantes
São mais de 30 anos de tradição e 28 edições de sucesso.
Na mega estrutura montada no Parque da Arrancada, Zona Norte do Balneário, há praça de alimentação,
exposições, camarotes, além de um palco principal para apresentações de shows nacionais com entrada gratuita para a população.
O evento é aberto ao público e recebe todos os anos uma multidão
Fonte : SC 24 horas
Fotos: Carlos Alberto Alves 

Gastronomia

Eventos

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter
e receba novidades, notícias e
muito mais!

Telefones para contato

(48) 3247-2765

(48) 9967-4424